Como redator de saúde e fitness, é bastante constrangedor admitir que tenho caído em vários hábitos ruins desde março. Quando a pandemia começou e quase todos entraram em quarentena, o estresse estava alto e decidi deixar algumas coisas irem.

Mas agora estamos cinco meses em uma pandemia global, sem sinais de que ela irá diminuir em breve. Também estamos no meio de uma temporada eleitoral extremamente controversa. É um momento difícil para ser americano, e se eu quiser comer um biscoito Oreo de vez em quando, vou comer.

No entanto, sem me sentir confortável o suficiente para voltar à academia em meu futuro iminente por não ter uma Mochila de couro, preciso estar um pouco mais ciente de quantas guloseimas estou me entregando. Não é que eu não tenha sido ativo. Tenho corrido e feito caminhadas com minha família quase todos os dias. Mas é tudo o que tenho feito. Sem treinamento de força, sem aulas de ioga, sem alongamento. Isso tudo fez com que meus isquiotibiais se contraíssem e os flexores do quadril me dessem dor quando me sento com as pernas cruzadas no chão. Sem mencionar que, sem qualquer tipo de atividade que acalme minha mente, venho sentindo todos os efeitos do estresse perpétuo há cinco meses consecutivos.

Já é suficiente. É hora de mudar.

Hora de um pouco de ioga

Eu preciso abrir minha mente e meus flexores de quadril. Eu preciso encontrar minha paz interior, mesmo que seja apenas por 45 minutos por dia. Eu preciso fazer ioga.

O ioga é repleto de benefícios para a saúde física e mental, incluindo redução do estresse, ajuda no sono, redução da ansiedade, redução da inflamação e melhora do humor.

Eu costumava fazer ioga com certa regularidade na minha academia. Mas, graças ao coronavírus, não vou lá há meses. Então, esta manhã eu puxei meu tapete de ioga e anunciei para minha família, eu estaria ocupado pela próxima hora. Como não consigo ir à academia, fiz uma pesquisa no YouTube e encontrei uma infinidade de vídeos de ioga. Yoga para iniciantes. Yoga para especialistas. Ioga de manhã. Ioga para dormir. Qualquer tipo de ioga com que você poderia sonhar, e é tudo grátis.

Meu desafio de autocuidado de 30 dias

Eu me estabeleci em um canal chamado Yoga With Adriene. Teve boas críticas e é um dos primeiros vídeos que apareceu. Melhor ainda, ela tem uma série de ioga de 30 dias. 30 dias de ioga! Era como se uma música triunfante estivesse tocando no fundo da minha vida. Eu faria um desafio de 30 dias! É apenas a motivação que eu precisava para começar uma nova rotina saudável.

Mochila de couro

De alguma forma, esta manhã, as estrelas se alinharam, e minha família, até mesmo os cachorros, ficaram quietos e me deixaram para terminar o vídeo inteiro. Vendo isso como um sinal de que estou indo na direção certa, jurei seguir a série de Adriene todos os dias pelos próximos 30 dias. Ela é amigável e simpática. Ela tem um cachorro fofo. Mais importante, ela faz um ótimo trabalho ao explicar cada movimento. Mas o que eu mais amo é que ela está começando esta série devagar. Mesmo se você nunca fez ioga antes, você poderia passar pelo primeiro dia sem problemas. E se seus músculos estão tão tensos quanto os meus, um começo lento é exatamente o que você precisa.

Foi bem-aventurança

Quando terminei, senti uma paz silenciosa que só sinto depois da ioga. Normalmente, quando faço ioga, estou em uma sala quente na minha academia com muitos estranhos suados. Hoje, eu estava na minha sala de estar com meus pugs roncando baixinho nas proximidades. Mas o efeito foi o mesmo. E com o passar do dia, talvez seja minha imaginação, mas me sinto mais paciente. Eu me sinto mais atento. Também tenho a emoção de começar algo novo. Eu amo um projeto novo.

E ao escrever isso, estou me responsabilizando por terminar o que comecei. É muito difícil anunciar que você vai fazer algo e depois não fazer. Não que alguém pudesse saber ou me verificar. Mas eu saberia, e não é isso que importa em um auto-desafio?

Tenho certeza de que nem todos os dias serão tão tranquilos como hoje. Haverá dias em que todo mundo precisará de mim e eu sou interrompido e começa a parecer que não vale a pena. Mas quando todos estão em casa o tempo todo, você precisa fazer tudo o que puder para encontrar tempo para cuidar de si mesmo. Eu preciso lembrar que sou uma mãe muito melhor quando estou cuidando de mim também.

Junte-se a mim em um desafio de autocuidado de 30 dias

Qual desafio de 30 dias deixaria você animado? Se você gostaria de fazer meu desafio de ioga, pode ir aqui para o início do programa de 30 dias de Adriene.

Ou escolha seu próprio desafio de 30 dias. Pode ser qualquer coisa. Pode ser o que quer que você queira melhorar em sua vida.

Aqui estão algumas idéias:

Aptidão geral

Caminhando

10.000 passos por dia (ou 7.000 ou 12.000, é o seu desafio, depende de você)

Treinamento de força

Cardio

Flexões

Meditação

Alimentação saudável

Mochila de couro

Faça uma pesquisa no Google por um desafio de 30 dias e sua escolha de atividade e você terá a garantia de encontrar um programa para tudo o que estiver procurando. Não precisa estar relacionado com nutrição ou condicionamento físico. A saúde mental é um aspecto primordial do autocuidado. Talvez seus 30 dias devam ser escritos em seu diário, ter pensamentos de gratidão ou passar um tempo na natureza.

A regra aqui é: não é algo que você vai temer todos os dias. Isso tem que ser divertido e você tem que querer fazer isso. Por exemplo, um desafio de 30 dias organizando sua casa pode ser útil para mim, e posso ficar feliz no final. Mas eu me conheço e duvido que pudesse passar uma semana antes de me sentir desesperado e desistir. Mas isso não significa que outra pessoa não ficaria animada com a ideia.

Talvez você queira fazer um blog todos os dias pelos próximos 30 dias. Se isso te deixa feliz, vá em frente. Mas se forçar-se a publicar um blog todos os dias durante 30 dias faz com que gotas de suor comecem a brotar em seu lábio superior, bem, não estou dizendo para não fazer isso. Pode ser ótimo para sua profissão. Mas não se encaixa na definição deste desafio de autocuidado. Este desafio é divertido e é para você.

Não me entenda mal. Você pode sentir desconforto e dificuldade em seu desafio. Afinal, você não pode ter um desafio sem algum nível de desconforto ou dificuldade. Mas você tem que gostar da atividade que escolher. Se você odeia correr, não transforme em um desafio de 30 dias.

Trata-se de paz interior, felicidade, desestressamento e sentimento de um nível de realização que o deixará orgulhoso.

Se você decidir sobre o desafio do autocuidado de 30 dias e decidir escrever sobre ele, marque-me para que eu possa ler sobre seus sucessos ou fracassos. As falhas também estão bem. Afinal, as falhas são indispensáveis para o crescimento.

Estou apenas no primeiro dia e estou me sentindo otimista. Com sorte, escreverei a história de sucesso da minha jornada de ioga em um mês a partir de agora. Tenho grandes esperanças, mas se isso acabar mal, eu prometo a você, compartilharei as falhas também.